Encontre Aqui o seu
Filhote


PARA CADASTRAR SEU
FILHOTE,BOTÃO ABAIXO.





Collie

atividade :

inteligencia :

curiosidade :

vocalizacao :

afetuosidade :

cuidado com o pelo :

tamanho :


História

Conhecido normalmente apenas por Collie esta é uma das mais atraentes raças de todo o mundo. Possuidor de um colar magnífico e de uma juba exuberante, esta raça rapidamente atraiu muita gente. A sua popularidade aumentou consideravelmente este século devido à série de televisão Lassie. Mas não só o seu aspecto físico é apelativo. Também o seu temperamento dócil e protetor captaram muitas atenções. Na verdade, o Collie está muito atento a sinais de perigo reagindo muito rapidamente para os solucionar, sendo utilizado como cão de salvamento na água e fogo e como guia de crianças cegas.

A sua ascendência é desconhecida e povoada de hipóteses. Alguns autores, atribuem-na ao Trefoil, cão tricolor nascido a 1873, e outros, aos cães pastores trazidos pelos Romanos, quando estes invadiram a Grã-Bretanha, no século V. A origem etimológica do termo Collie, está igualmente povoada de hipóteses, sendo a sua origem atribuída por alguns a “coll” (que significa “preto” em anglo-saxão) ou a “colley” (termo escocês para uma ovelha com o focinho e patas pretas). De qualquer forma é sabido que, no final do século XIX, ficou estabelecido o nome desta raça. Este século marca aliás o início do reconhecimento desta raça, sua afirmação e criação.

Em 1859, numa exposição canina, em Newcastle, os Collie surgem pela primeira vez numa classe separada dos cães pastor. O primeiro marco importante da sua história dá-se em 1860, quando a Rainha Vitória, durante uma visita a Balmoral, Escócia, mostra-se interessada na aquisição deste cão, que passou assim a pertencer aos canis reais de Windsor. Tal acontecimento, projetou a beleza distinta desta estirpe, que participa, no mesmo ano, numa exposição em Birmingham. Em 1886, é criado o standard desta elegante raça e, em 1979, esta começa a ser importada para os EUA, onde é fundado o Collie Club of America Inc.

No século XX, a nobreza desta raça estende-se um pouco por todos os continentes, em parte, graças, à sua divulgação nas obras de Albert Pauyson Terhune (Las: A dog é talvez o livro mais conhecido) e à sua estreia como estrela de cinema na série, Lassie, nos anos 40 e 50.

Temperamento

Tem um temperamento contrastante, pois consegue ser dócil e sensível e ao mesmo tempo bastante teimoso. Desconfiado com estranhos não sendo, no entanto, agressivo. Deve der ensinado com persuasão e delicadeza, caso contrário recusa-se a aprender. Fiel ao dono, possui um apurado sentido de proteção de crianças e pessoas sozinhas. Ótimo cão de guarda.

Descrição

Esta distinta raça é aclamada pela proporcionalidade do seu corpo e pela sua expressão doce.

A altura nas espáduas varia, nos machos, entre os 56 e os 65 cm e, nas fêmeas, entre os 51 e os 60 cm. Os machos pesam entre os 20 Kg e os 34 Kg e as fêmeas, entre os 18 Kg e os 30 Kg.

O pelo externo dos Rough Collie é liso e áspero, em contraste com o subpêlo macio e muito denso. Na juba e franjas ele é abundante, tal como nos membros anteriores, posteriores e cauda. A coloração da sua pelagem varia entre o marta e o branco, tricolor e azul melro.

A cabeça é proporcional ao corpo, leve e em forma de cunha, sem evidenciar um excessivo afilamento do focinho. Este deve ser suave e arredondado e o nariz preto. São os olhos que conferem esta expressão única dos Collie: inseridos um pouco obliquamente, os olhos são amendoados, castanho-escuro ou azuis. As orelhas são largas na base e, em repouso, apresentam-se viradas para trás, enquanto que em alerta, ficam semi-erectas. O pescoço é musculoso e arqueado e o corpo é ligeiramente comprido em relação à altura, dotado com um peito profundo. Os membros são musculosos e a cauda é comprida, normalmente mantida baixa.

Tipo de Pêlo

Comprido e abundante. É curto sobre o crânio, no focinho e na extremidade das orelhas. Possui um exuberante colar de pêlo. Existem quatro variedades de cores: branco, castanho e branco, tricolor e azul-merlo.

Higiene

Para manter a bela pelagem brilhante, são necessárias escovagens frequentes, quase diárias. No Verão, com o calor, necessita de lugares com sombra.

Curiosidades

Graças ao incomparável sucesso da série Lassie, o Rough Collie foi a primeira raça de cães a figurar no Animal Hall of Fame, em 1969

 

Poodle

macho
24-02-2016
R$ 1,200.00



Login Facebook
Dúvidas, informações ou sugestões entre em contato pelo e-mail: bolsadefilhotes@webpeople.com.br
Desenvolvido por Web-People