História
Este felino é conhecido como o gato encantado das florestas escandinavas. O seu carácter distinto e independente parece não ligar muito bem com a vida em comum com o Homem. Até meados do século XX foi mantido dentro das fronteiras norueguesas pelo que era desconhecido nos restantes países. Alguns anos mais tarde começou a aparecer nas feiras e exposições felinas onde hoje já conquistou um lugar de destaque.
Temperamento
Talvez nenhuma outra raça tenha um aspecto tão selvagem como o Norwegian Forest.
A necessidade de se abrigar durante os invernos frios da Escandinávia tranformou seu manto num cobertor macio, protegendo-o do vento e da neve. Além disso o manto mantém o calor, secando após cerca de quinze minutos. Para proteger-se do frio este gato também se serve do abundante “colarinho”.
As necessidades de sobrevivência também tornaram o Norwegian Forest um gato cauteloso, inteligente e grande caçador.
A personalidade desta raça apresenta traços de afetuosidade e independência. O Norwegian Forest requer escovação ocasional, pois, apesar de compridos, os pêlos dificilmente se embaraçam. Como todos os outros gatos, ele passa por uma mudança de pêlos uma vez ao ano.
Esta raça adora grandes espaços. Uma característica curiosa deste felino é descer das árvores em espiral, de cabeça para baixo.
Muito sociável com os restantes elementos do seu ambiente e com uma enorme necessidade de ar livre.
Descrição
Da cabeça destaca-se o longo nariz coberto com pêlo da mesma cor do restante corpo. As orelhas são grandes com pontas "afiadas". Os olhos são ovais de verde e de cor amêndoa ténue. Tanto as pernas como as patas são bastante grossas denotando uma adaptação natural às agrestes condições climatéricas do seu país natal. Aliás, todo o corpo é bastante robusto.
Tipo de Pêlo
Bastante resistente e preparado para uma cabal proteção contra as intempéries e as temperaturas muito baixas. Possui uma pelagem dupla isolante e protetora.