História
Como o seu nome indica, esta raça começou a ser apurada na cidade italiana de Bergamo desconhecendo-se no entanto os seus antecessores. Caracterizado principalmente pela longa e entrançada pelagem que o defendia das intempéries enquanto guardava os rebanhos. Para além da pelagem visível, possui também uma camada de sub pêlo naturalmente oleosa.
Temperamento
Inteligente e um pouco teimoso. É um cão trabalhador adaptável a condições rústicas. Devido ao seu temperamento amável, é uma boa companhia para crianças.
Descrição
Possui um corpo bem musculado e aspecto rústico. O crânio é largo e ligeiramente abobadado entre as orelhas. Os olhos são castanhos e estão tapados pela pelagem. As orelhas são triangulares e pendentes. As pernas são robustas, os pés ovalados e as unhas curvadas. A cauda é mantida baixa, sendo afilada e terminando em ponta. A pelagem é, sem dúvida, o ponto de atração do Pastor Bergamasco. É constituída por longos pêlos cerdosos emaranhados que caiem em cachos ao longo do corpo. O pêlo do focinho é mais macio e fino, cobrindo completamente os olhos.
Tipo de Pêlo
Comprido e cerdoso. Pode ter todos os tons de cinzento, e se tiver malhas brancas, estas não podem ultrapassar os 20% da área total de pêlo, ou negro opaco.
Observações
Para a manutenção da sua pelagem em bom estado, esta deve ser lavada algumas vezes por ano tendo o cuidado de não desembaraçar os emaranhados, o que lhe tiraria todo o seu encanto.