* Bolsa de Filhotes - Bem Vindo - Basset hound

Encontre Aqui o seu
Filhote


PARA CADASTRAR SEU
FILHOTE,BOTÃO ABAIXO.





Basset hound

atividade :

inteligencia :

curiosidade :

vocalizacao :

afetuosidade :

cuidado com o pelo :


História

O Basset Hound é um cão de caça de linhagem antiga com um ar melancólico, mas uma personalidade viva.

A primeira referência a cães Basset foi feita por Jacques du Fouilloux num texto sobre caça que data de 1561.

O Basset foi também descrito por Shakespeare numa imagem poética: "Possui orelhas que varrem o orvalho da manhã".

A palavras francesa “Basset” deriva de “bas”, que significa “baixo”. Na altura, todos os cães de caça patas curtas eram apelidados de Basset. Associada à falta de precisão de nomenclaturas, está também a falta de registos, tornando-se assim difícil de saber as origens exactas do Basset Hound.

Pensa-se que este pequeno cão seja descendente do Bloodhound. Os frades franceses da Abadia de St. Humberto, responsáveis pela criação do Bloodhound, Cão de St. Humberto, pretendiam criar um cão semelhante ao Bloodhound, mas mais pequeno e lento para que pudesse ser seguido a pé numa caçada.

Não se consegue determinar se os frades produziram o Basset Hound ou qualquer um dos seus primos Bassets. O Basset Artesien Norman, fruto do cruzamento entre o Basset Artois e o Basset Normand é bastante semelhante ao Basset Hound e é provável que seja o seu parente mais próximo.

Depois da Revolução Francesa, começam a surgir registos deste tipo de cães. Eram sobretudo usados na caça à raposa e faisão, mas sobretudo na caça à lebre. A baixa estatura deste tipo de cães facilitava-lhes o acesso às tocas dos animais. O papel destes cães era perseguir a presa e não matá-la. Devido ao olfato extremamente desenvolvido, os bassets tornaram-se bastante procurados na França. Pensa-se que terá sido a partir de uma exposição canina realizada em Paris em 1863 que o Basset Hound conquistou os franceses. Acredita-se que o Marquis de Lafaeytte ofereceu a George Washington um par de Basset Hounds, após a guerra de independência dos EUA.

Mas seria apenas no final do século XIX, em Inglaterra que o Basset Hound conheceria o apogeu da sua popularidade.

Em 1882, a raça foi reconhecida pelo Clube de Canicultura Inglês e dois anos mais tarde formou-se o English Basset Hound Club.

Temperamento

O olhar melancólico, doce e triste do Basset Hound esconde um caráter alegre, brincalhão e extremamente amável.

Excelente companheiro, o Basset Hound é muito fiel ao dono e muito carinhoso com todas as pessoas. Não gostam de ser deixados sozinhos e desenvolvem comportamentos destrutivos se deixados fechados durante longas horas.

O Basset Hound dá-se bem com outros animais, cães e gatos. É uma boa escolha para cão de família, visto que se dá com crianças.

São cães de caça e não de guarda e por isso recebem os estranhos com alegria. São bons cães de alerta, ladrando com uma voz profunda quando pressente perigo.

O Basset Hound vive bem em apartamentos, desde que exercitado o suficiente. Pode viver tanto no interior como no exterior. É necessário especial cuidado na vedação de jardins, uma que o Basset Hound pode escapar e perder-se. Esta raça gosta de seguir pistas olfativas e frequentemente é levado por elas para longe de casa.

Exercício

O Basset Hound é relativamente inativo dentro de casa, por isso necessita de ser estimulado nos passeios diários. O Basset Hound não deve ser estimulado a saltar ou subir escadas, devido à sua anatomia. O corpo comprido exerce uma grande pressão sobre as costas e a sua tendência para as displasias podem ser agravadas com os saltos. O exercício ideal para o Basset é o passeio.

As brincadeiras são uma forma de estimular este cão preguiçoso e com tendência a engordar. Seguir rastros é a sua paixão secreta.

Treino

Os Bassets são teimosos e sobretudo interesseiros. O Basset Hound passa muitas vezes por pouco inteligente por não ser especialmente bom em obediência, mas a verdade é que a sua personalidade forte e o seu conceito de poupança de energia falam mais alto.

O Basset Hound mostra aprender com alguma facilidade nos treinos em que existe uma recompensa, tais como uma guloseima. Mas quando lhe pedem para executar um comando sem guloseima, o Basset Hound só o fará se lhe apetecer. 

Aparência Geral

Embora não pareça, é um cão ágil e com movimentos desembaraçados. A sua originalidade assenta nas fabulosas orelhas compridas e pregas de pele que caem em rugas profundas.

O Basset Hound é um cão de porte médio, de 33 a 35 cm, de estrutura forte e robusta apesar das suas curtas pernas e do seu ar melancólico.

Possui uma cabeça grande e bem proporcionada, um crânio levemente abobadado e um focinho comprido. Os olhos são castanhos e de uma doçura imensa. Os lábios são pendentes, o que provoca o acumular de baba.

O Basset Hound tem um pescoço forte e largo e barbelas muito bem pronunciadas. O corpo é comprido e desproporcional em relação às patas. Os membros são curtos mas fortes e robustos, de ossos pesados, e os pés são grandes e redondos. A cauda continua a linha do dorso e é trazida alta fazendo uma ligeira curva. As pregas de pele são mais acentuadas sobre os olhos, nas patas e no pescoço.

A pelagem é curta e lisa e geralmente é tricolor - branco, castanho e preto - ou bicolor - branco e limão – mas qualquer cor de galgo é aceite.

Saúde e Higiene

O Basset Hound é uma raça onde prevalece alguma incidência da Torção de Estômago e problemas dermatológicos.

Outras preocupações são a Displasia da Anca e doenças similares, Glaucoma e problemas cardíacos.

O peso do animal deve ser vigiado, uma vez que tem tendência a engordar. Peso a mais provoca uma pressão extra sobre a espinha, o que poderá trazer ou agravar problemas nas costas do Basset, tais como hérnias discais.

Apesar de não parecer é um animal bastante forte e como já referido com tendência para problemas da coluna, pelo que convêm usar uma trela semi-estranguladora durante os passeios.

As infeções são comuns em cães de orelhas pendentes, por isso é necessário mantê-las limpas todas as semanas. Também a região dos olhos e as rugas da pele devem ser limpas semanalmente.

O pêlo curto do Basset Hound não exige grandes cuidados. Escovagens semanais chegam para manter o pêlo limpo. O Basset Hound larga bastante pêlo.

Curiosidades

Em Portugal, o Basset Hound tornou-se mais popular com as campanhas publicitárias de uma famosa marca de sapatos que tem como logotipo a imagem desta raça.

 

Poodle

macho
24-02-2016
R$ 1,200.00



Login Facebook
Dúvidas, informações ou sugestões entre em contato pelo fale-conosco
Desenvolvido por Web-People