Encontre Aqui o seu
Filhote


PARA CADASTRAR SEU
FILHOTE,BOTÃO ABAIXO.





Old English Sheepdog

atividade :

inteligencia :

curiosidade :

afetuosidade :

tamanho :

necessidade de exercicio :


História

Apesar de não ser assim tão antigo, ou assim tão inglês, o nome Old English Sheepdog, ou Antigo Cão de Pastor Inglês acabou por ficar associado a esta raça.

A raça surgiu em finais do século XVIII, na região Oeste de Inglaterra, que se caracteriza por ser sobretudo rural, mas não existem indícios de que foi desenvolvida nesse local. Não se sabe ao certo as origens do Antigo Cão de Pastor Inglês, sendo vários os ascendentes apontados. Há quem defenda que resulta do cruzamento do Bergamasco com o Deerhound, outros defendem que o cruzamento é com o Briard. Apesar disso, a teoria mais aceita é a de que o o Antigo Cão de Pastor Inglês descende de cães de pastoreio europeus, tais como o Beared Collie e o Cão de Pastor da Rússia Meridional.

Como pastores, estes cães estão perfeitamente adaptados à vida no campo. Ao longo dos séculos foi utilizado como condutor de gado, guiando ovelhas, vacas, etc. para os mercados. Paralelamente, era também usado como pastor de ovelhas. Na altura de tosquiar as ovelhas, os pastores ingleses tinham o costume de tosquiar também o Antigo Cão de Pastor Inglês. Com o pêlo teciam cobertores e roupa quente.

A alcunha Bobtail, que traduzido à letra significa “Cauda Cortada”, foi atribuída a esta raça, precisamente porque todos os exemplares tinham a cauda cortada. Isto era feito pelos donos sobretudo por questões económicas. Na Inglaterra, os cães de trabalho não eram taxados e a forma de o provar era cortando-lhes a cauda.

Hoje em dia, o Antigo Cão de Pastor Inglês é bastante popular em exposições caninas e é sobretudo mantido como cão de companhia.

Temperamento

O Antigo Cão de Pastor Inglês é um animal confiável e equilibrado. Por vezes, o seu antigo instinto agressivo pode vir à superfície, se provocado. Por isso, é aconselhável uma socialização moderada e uma educação baseada no reforço positivo.

O Bobtail é um cão inteligente, embora possa parecer desastrado à primeira vista. Por vezes a sua teimosia pode interferir com o treino. Como cão pastor, é comum tentar reunir as pessoas da casa com empurrões, como se de ovelhas se tratassem.

Brincalhão, divertido e dócil, gosta da companhia da família, mas não é extremamente dependente. A sua delicadeza com crianças valeu-lhe o título de “nanny dog” no seu país de origem.

O Bobtail aceita outros cães, mas poderá também tentar pastoreá-los. O mesmo se passa com outros animais, tais como gatos.

Quando requerida, a energia deste cão é inesgotável, mas o Bobtail gosta também de se recostar num local confortável, frequentemente “roubando” o melhor lugar no sofá de casa.

O Antigo Cão de Pastor Inglês adapta-se à vida num apartamento, pois é pouco ativo dentro de casa, mas o exercício físico é fundamental para manter um cão nestas condições. Os passeios diários não podem ser negligenciados e uma longa caminhada diária com brincadeira e corrida à mistura é o ideal.

Aparência Geral

O Antigo Cão de Pastor Inglês é um animal de porte grande, mais de 61 cm no caso dos machos e mais de 56 no caso das fêmeas.

Corpulento e musculoso, o Bobtail não deixa de ter uma expressão simpática e ternurenta. A cabeça tem uma forma quadrada e é ampla, terminando num largo e preto nariz. Os olhos devem ser escuros, embora seja aceitável cães com os dois olhos azuis.

 

Com um corpo em forma de pêra, quando visto de cima, o Bobtail tende a ser curto e compacto. As patas são robustas, com bastante osso e músculos desenvolvidos.

Como o nome indica, o Bobtail não apresenta cauda, uma vez que era costume amputá-la à nascença. O estalão atual da raça passou, entretanto a prever, os exemplares com cauda. Esta não enrolada ou trazida sobre o dorso.

O movimento do cão, assemelha-se ao de um urso, com um ligeiro bamboleio da parte traseira do corpo.

Com o corpo totalmente coberto de pêlo, a pelagem é comprida e abundante. O pêlo chega mesmo a esconder os olhos do animal. Todos os tons de cinza e azul são permitidos. A parte traseira e o corpo deve-se apresentar em cor sólida, com ou sem patas brancas.

Saúde e Higiene

Como raça de grande porte, o Antigo Cão de Pastor Inglês é propenso à displasia canina. Aconselha-se também especial atenção aos olhos. Outras doenças com alguma incidência na raça são: a surdez, torção do estômago e otites.

A pelagem do Bobtail necessita de escovagens regulares, pelo menos uma vez por semana, para evitar que o pêlo fique emaranhado ou que a pele ganhe infecções. Os cães de exposição devem manter o pêlo comprido, os outros poderão cortá-lo de três em três meses. O Old English Sheepdog não tem uma época específica de muda de pêlo, perdendo mais ou menos a mesma quantidade de pêlo ao longo do ano.

Curiosidades

O Antigo Cão de Pastor Inglês é um cão bastante popular na sétima arte. A raça já figurou em diversos filmes e séries de televisão, entre outros, foi ama nas histórias de Peter Pan, participou na Rua Sésamo e ainda no filme A Pequena Sereia.

Entre os cães famosos desta raça, encontramos Martha, a Bobtail de Paul McCartney e Tiny, o cão do antigo presidente dos Estados Unidos da América, Franklin D. Roosevelt.

Poodle

macho
24-02-2016
R$ 1,200.00



Login Facebook
Dúvidas, informações ou sugestões entre em contato pelo fale-conosco
Desenvolvido por Web-People