História
A raça Tosa-Inu (também conhecido por Tosa-Ken, Cão de Luta Japonês ou Mastim Japonês) foi desenvolvida durante o séc. XIX com o propósito de criar um canídeo destemido e robusto para a luta de cães, na época, atividade considerada um desporto.
A evolução desta espécie teve o contributo de várias raças, já que se pretendeu conjugar a lealdade e agilidade para a luta típica dos cães japoneses, com a robustez dos cães ocidentais. Inicialmente, resultou de um cruzamento entre o Kochi e Shikoku e só mais tarde teve o contributo do Bulldog, Mastiff, Bull Terrier, Pointer Alemão e Grand Danois.
Foi desde sempre um animal muito respeitado no Japão, pela sua impressionante estatura e bravura, apesar de ser uma raça relativamente rara.
Reconhecido pela FCI (Fédération Cynologique Internationale ) este cão tem sido importado para os EUA e para a Europa, onde é utilizado como cão de companhia e de guarda.
Temperamento
O Tosa-Inu é um animal que pode-se tornar num excelente cão de companhia e guarda, com um temperamento seguro e leal. Possui as características ideais para cão de família, mas só o é se, durante o seu crescimento, for acompanhado e ensinado pelo seu dono. Daí que estes cães não sejam normalmente aconselhados a pessoas que possuam pouca experiência com animais.
No seio familiar, o Tosa-Inu é um animal calmo, silencioso, protetor do território e da família. É reservado perante estranhos, sem ser agressivo. Com as crianças, revelam-se cães seguros, mas já não o são perante animais de estimação desconhecidos. São cães que toleraram perfeitamente bem dor, pelo que podem atacar.
Têm muito potencial como cães de guarda: são destemidos, corajosos, e possuem uma excelente robustez física
Descrição
Este imponente cão apresenta medidas admiráveis que chegam aos 90 Kg de peso, e aos 60 cm de altura mínima na cernelha.
Possui uma pelagem curta, dura e macia, cujas cores variam entre o fogo (com ou sem marcas) e branco (com marcas fogo).
Na cabeça grande e robusta, os olhos são relativamente pequenos, cor de âmbar ou castanho-escuro, e as orelhas de inserção alta, são arredondadas nas pontas e estão normalmente caídas sobre as faces. O pescoço possui papadas e é largo e musculoso. O dorso é nivelado, reto, conferindo-lhe uma postura distinta, e o peito é largo e profundo. Os membros são atléticos, longos e fortes, conferindo-lhe uma movimentação vigorosa e possante.
Observações
Com uma esperança média de vida de 10 a 12 anos, estes animais não apresentam grande propensão para contrair as doenças mais típicas que afetam os canídeos.
É, contudo, importante a prática regular de exercício físico e uma escovagem ocasional para remover o pêlo morto.
Os Tosa-Inu são cães que apreciam a companhia da família, pelo que vivem bem dentro de casa.