Encontre Aqui o seu
Filhote


PARA CADASTRAR SEU
FILHOTE,BOTÃO ABAIXO.





Shih-Tzu

atividade :

inteligencia :

vocalizacao :

afetuosidade :

cuidado com o pelo :

tamanho :

sociavel com outos caes :

sociavel com criancas :

beleza :


História

As origens do Shih Tzu estão envoltas em mistério. Sabemos que este pequeno é originário do Tibete e que é uma raça bastante antiga, que existe provavelmente antes da Era Moderna. Contudo os primeiros registos deste cão datam já do século XVII, altura em que foram introduzidos na corte Chinesa. Alguns exemplares foram doados ao imperador e passaram a ser uma das poucas raças que habitavam a ´Cidade Sagrada´, residência oficial da família do imperador.

Pensa-se que estes cães resultam do cruzamento entre o Lhasa Apso e o Pequinês. Devido à pelagem profusa, foram apelidados de Shih Tzu, que significa “pequeno leão” em Chinês 

Devido ao caráter sagrado que os Chineses e Tibetanos atribuíam às suas raças de cães, os Shih Tzus também não eram comercializados, apenas oferecidos. Foi apenas nos anos 30 do século XX que o Shih Tzu foi introduzido no Ocidente, em Inglaterra. No início do século, o número de cães desta raça era reduzido, mas a exportação para a Europa e mais tarde os Estados Unidos da América valeu a este pequeno cão uma popularidade quase imediata que iria garantir a sua sobrevivência.

Temperamento

O Shih Tzu é um cão que gosta bastante da companhia dos humanos. Bastante fiel, é um bom cão de alerta, visto desconfiar de estranhos e não hesitar em ladrar em alerta.

É um bom cão de família, uma vez que dá-se bem com outros animais, desde que devidamente socializado. Com crianças, pode ser uma boa escolha, desde que sejam crianças mais crescidas que não sujeitem o cão a um tratamento bruto ou demasiado insistentes.

Apesar de serem brincalhões, estes cães são relativamente calmos dentro de casa, sendo por isso uma boa companhia para idosos.

São ótimos cães de colo para quem gosta de passar o tempo a mimar os animais. O Shih Tzu assim o exige.

Exercício e treino

O Shih Tzu é o cão ideal para apartamento. Relativamente ativo em casa, necessita de pouco exercício no exterior. Os passeios diários são suficientes para gastar as energias que a brincadeira não utilizou.

Teimosos e às vezes demasiado orgulhosos, os Shih Tzus podem ser “dobrados” com um treino consistente e baseado no treino positivo. Alguns podem contudo ser difíceis de educar. Mas o treino é fundamental nesta raça, uma vez que estes cães podem-se tornar barulhentos, imprevisíveis e demasiado excitáveis.

Aparência Geral

O Shih-Tzu é um cão de pequeno porte, de pelagem longa e lisa. Não deve ter mais de 26,7 cm. Pode pesar entre 4,5 e 8,1 Kg, mas o peso ideal é entre 4,5 e e 7,3 Kg.

É um cão compacto, com um andar arrogante e solto. Com uma cabeça larga e redonda, o focinho é curto e ligeiramente quadrado. Possui um exuberante topete, que se não for preso por um laço lhe tapa o focinho todo, e uma barbicha e bigode densos. Os olhos são bem separados, grandes e escuros. As orelhas são compridas, cobertas de uma pelagem longa, caindo pendentes para cada lado da cabeça.

O corpo é quadrado e revestido por uma pelagem comprida e exuberante que lhe cobre os pés. A cauda é enrolada sobre o dorso e é também guarnecida de uma basta pelagem.

O pêlo é  longo e exuberante. Denso e liso, algumas onda são contudo permitidas. Todas as cores são admitidas.

Saúde

O Shih Tzu é um cão saudável. Apesar disso, existem sempre doenças com maior incidência na raça. Entre elas estão problemas nas articulações e doenças que afetem os olhos e os ouvidos.

Sendo braquicéfalo, focinho achatado, estes cães não lidam bem com o calor e têm frequentemente problemas respiratórios. Devido a esta forma do focinho, têm tendência a ter problemas oculares devido à pestanas que curvam para dentro do olho, causando irritação.

O Shih Tzu tem tendência a engordar, o que deve ser contrariando, através do controlo da dieta.

Os dentes tendem a cair mais cedo do que o normal e por isso devem merecer especial atenção: lavagens frequentes e comida seca são algumas medidas preventivas.

Higiene

O Shih Tzu é um cão mantido com a pelagem longa exige cuidados diários. O pêlo deve escovado para evitar riças e problemas de pele. A pelagem longa arrasta no chão o que faz com que seja necessário dar banho frequentemente a estes cães. A franja deve ser presa no cimo da cabeça para que o pêlo não caia para cima dos olhos do animal. O Shih Tzu necessita também que o focinho seja limpo depois das refeições para que o pêlo não manche.

Com o pêlo aparado os cuidados com a pelagem são reduzidos. O cão não necessita de tantos banhos, nem de prender a franja. Mas este corte não é admissível em exposições caninas.

É preciso bastante cuidado com os dentes desta raça, por isso a lavagem não pode ser descuidada.

Os olhos também exigem alguma manutenção, sobretudo porque há tendência para desenvolverem um excesso de lágrima que mancha o pêlo.

 

Poodle

macho
24-02-2016
R$ 1,200.00



Login Facebook
Dúvidas, informações ou sugestões entre em contato pelo e-mail: bolsadefilhotes@webpeople.com.br
Desenvolvido por Web-People