Encontre Aqui o seu
Filhote


PARA CADASTRAR SEU
FILHOTE,BOTÃO ABAIXO.





Border Collie

atividade :

inteligencia :

curiosidade :

vocalizacao :

cuidado com o pelo :

tamanho :

necessidade de exercicio :

sociavel com outos caes :

companheiro :


História

Considerada a raça mais inteligente do mundo, o Border Collie é o cão de pastor mais popular na Grã-Bretanha e Irlanda.

Aquilo que se sabe do Border Collie está resumido no nome da raça. Acredita-se que a raça exista desde o século XVIII, devido a referências feitas em livro a cães semelhantes ao atual Border Collie. Registos a cães tipo collie ou colley são mais tardios e datam do início do século XIX. “Border” significa “fronteira” e era efetivamente na fronteira entre a Inglaterra e a Escócia que estes cães podiam ser encontrados. O nome Border Collie surge apenas em 1915 quando existe a necessidade de distinguir os vários tipos de Collies existentes no Reino Unido.

Os antepassados do Border Collie não são claros. Há quem defenda que esta raça descende de cães britânicos condutores de gado cruzados com spaniels. Outras teorias vão mais longe e afirmam que a raiz do Border Collie é persa e que descende dos cães de pastor dessa região.

Mais divulgada é a teoria de que o pai da raça é Old Hemp, um cão que viveu no final do século XIX, que tinha uma forma particular de pastoreio, usando apenas o olhar para guiar as ovelhas. Aquele que veio a ser o estilo do Border Collie, é conhecido como olhar hipnotizador da raça. Enquanto outros cães de pastor ladram ou mordiscam as patas dos animais do rebanho para juntar os animais, o Border Collie apenas olha para os animais, de forma intensa e determinada e os animais voltam para junto da formação.

O primeiro estalão da raça foi redigido em 1907, no qual apenas era referido as capacidades de trabalho, deixando de fora o aspecto físico do cão. Curiosamente, nesta altura a raça ainda não tinha nome próprio e ficou apenas conhecida como cão de pastor, o nome que se dá a todas as raças criadas para o pastoreio.

Se numa primeira fase, o Border Collie encantou como cão de pastor, com o aparecimento das competições de Agiity, percuso de obstáculos para cães, a popularidade do Border Collie estabeleceu-se de vez. O Border Collie é um dos cães mais fáceis de treinar, devido à sua poderosa memória e voluntariedade.

Temperamento

O Border Collie é um cão com grande potencial, desde que seja devidamente aproveitado. Para os donos menos empenhados, a raça de cães mais inteligente pode ser mais do que aquilo do que estavam à espera.

O Border Collie não é um fácil, sobretudo na cidade. A sua necessidade de desempenhar uma função, especificamente a de pastorear, é muito aguçada e se o cão não for orientado pelo dono, ele próprio desenvolve o seu trabalho, seja pastorear os membros da casa, as sombras na parede e nos piores casos, adotar comportamentos destrutivos.

Para os donos que gostam de Agility, o Border Collie é o cão ideal. No pastoreio, é uma excelente ajuda capaz de controlar incansavelmente um rebanho durante muitas horas. A sua facilidade em aprender permite também aos pastores criarem códigos de comando (normalmente por apitos) para execução de ordens como direita, esquerda, manter, retirar uma única ovelha marcada do rebanho, etc. (muitas vezes com dois cães em simultâneo).

O Border Collie tem uma fonte de energia inesgotável. É bastante afetuoso e leal, seguindo o dono em qualquer tarefa.

Esta raça pode também ser utilizada como cão de guarda, trabalho que desempenha razoavelmente. Se sente perigo, não hesita em avançar sobre o intruso, mordendo-lhes os calcanhares.

O Boder Collie dá-se bem com outros cães e com crianças. Mas o cão que não tem o exercício e a liberdade de que necessita pode tentar pastoreá-los. É um cão bastante reativo, por isso não é indicado para crianças muito pequenas.

Tem um grau de dominância variável, por isso deve ser bem socializado e ter um dono experiente.

O Border Collie é o cão perfeito para quem tem um trabalho para lhe oferecer. Em quintais e a pastorear, o Border Collie sente-se feliz. Não é um cão de apartamento, nem um cão de exterior. Gosta de dia de desempenhar livremente o seu trabalho, de preferência, com o acompanhamento do dono, e de noite, gosta de partilhar a casa com a família.

Exercício e treino

É difícil encontrar um cão tão fácil de treinar como o Border Collie. Esta raça não só memoriza facilmente os comandos, como necessita deles para se manter mentalmente sã. Por esta razão, é inúmeras vezes usado em filmes e anúncios comercias.

As necessidades de exercício e estimulação intelectual são altas. Menos de duas horas de exercício por dia é inaceitável para o Border Collie.

A raça precisa mais do que os passeios diários, mesmo que longos. Para este cão é essencial ter um trabalho que o estimule física e mentalmente.

Descrição

É um cão de porte médio, bastante ágil e de andar gracioso. Possui um crânio largo e um nariz afilado. As narinas são bem desenvolvidas e de cor preta. A orelhas são pequenas e triangulares. A cauda é mantida baixa acompanhando a linha dos membros posteriores.

Tipo de Pêlo

Existem duas variedades, pêlo comprido e grosseiro, e pêlo médio e liso. As cores são o branco, preto e castanho uniforme, e o branco e preto (nesta variedade, a cor branca não deve ser a predominante).

Saúde e Higiene

Selecionada tendo como base o trabalho, a saúde da raça nunca foi sacrificada em detrimento da beleza. O Border Collie é considerado um cão bastante saudável, com uma esperança de vida relativamente longa para o seu porte. Alguns dos problemas mais comuns na raça são a displasia da anca. A surdez, devido à cor branca presente no manto, alergias e problemas oculares são menos comuns mas ainda assim têm alguma incidência na raça.

A pelagem do Border Collie necessita de manutenção bissemanal. A regularidade deve ser aumentada na altura da muda de pêlo. Os cães largam bastante pêlo.

Como são animais de campo, a pelagem deve ser frequentemente inspeccionada para garantir de que não há pulgar.

 

Poodle

macho
24-02-2016
R$ 1,200.00



Login Facebook
Dúvidas, informações ou sugestões entre em contato pelo e-mail: bolsadefilhotes@webpeople.com.br
Desenvolvido por Web-People