Encontre Aqui o seu
Filhote


PARA CADASTRAR SEU
FILHOTE,BOTÃO ABAIXO.





Springer Spaniel

atividade :

inteligencia :

curiosidade :

vocalizacao :

afetuosidade :


História

O Springer Spaniel Inglês é a raça mais antiga da família dos spaniels, designação comum a diversas raças que foram sendo desenvolvidas em Espanha. Apesar de existirem algumas controvérsias em torno da sua origem, parece aceitar-se como fato ser a Inglaterra a origem da raça, mas segundo alguns estudos, os Spaniels teriam surgido primeiro em Espanha e teriam sido trazidos para a Inglaterra pelos romanos. Em Espanha eram usados para caçar junto com falcões, tornando-se admirado por toda a nobreza europeia.

Foi inicialmente desenvolvida para a caça do falcão (cetraria), um desporto muito popular entre a nobreza da Idade Média. Ao cão cabia a tarefa de, através do seu faro excepcional, localizar a presa e “levantar” a caça (to spring em inglês) e seguidamente recolher a ave abatida.

A sua grande habilidade na caça, fez com que ficasse muito popular por toda a Inglaterra, sendo também utilizado como cão de companhia. O caminho para o seu reconhecimento oficial é longo. A dada altura eram designados de Norfolk Spaniel, e o nome Springer Spaniel tornou-se oficial em 1900. As características modernas da raça são creditadas ao Sir Thomas Boughey, cuja família foi quem lançou a primeira relação de padreadores da raça, em 1812.

O primeiro clube da raça, na Inglaterra, foi fundado nos idos de 1880, e a raça, Springer Spaniel Inglês, foi reconhecida pelo Kennel Club em 1902. Parece ser o pai dos spaniels posteriores, já que foi a partir da selecção dos filhotes quanto ao tamanho e facilidade de caçar em terra ou na água, que as demais raças foram sendo “definidas”. Entre as mais conhecidas que surgiram desta raça, conta-se por exemplo o Cocker Spaniel e o Clumber spaniel. Então, já na Inglaterra os Spaniels foram divididos em dois tipos de cães de caça - os cães de terra e os de água -, e em várias raças. Os cães que caçavam na terra começaram a ser separados e classificados como raças distintas pelo tamanho dos filhotes.

Sendo assim, os menores passaram a ser conhecidos como cockers; os de tamanho médio formaram a raça Field Spaniel; os maiores e que caçavam espantando, brincando e saltando (spring em inglês) sobre as presas, para que elas pudessem ser abatidas pelos caçadores, passaram a ser chamados springers e os maiores acabaram sendo desenvolvidos para se tornar nos setters. Quando os clubes da raça passaram a julgar os cães pelas suas habilidades em caçar e também pela sua beleza, dois tipos distintos de cães passaram a ser formados. Os cães para exposições são mais pesados, fortes, e atartb_racados, além de possuírem um pêlo mais longo e denso. Hoje em dia os dois tipos de Springer Spaniel não são mais cruzados entre si, e poucos Springers são para caçar e ao mesmo tempo para shows. A última vez que um mesmo cão foi campeão nas duas modalidades, foi em 1938.

De qualquer forma, o Springer Spaniel é um sucesso nas duas modalidades. No campo ele é incansável, resistente, determinado e devotado às alegrias de uma boa caçada. Já nas pistas poucas outras raças têm uma aparência tão majestosa e altiva.

Com a introdução das armas de fogo nas caçadas, o Springer foi perdendo espaço para raças como Pointers e Setters, mais eficientes nesta modalidade. Até como cão de companhia perdeu o seu lugar a favor do Cocker Spaniel, já que conservam as características morfológicas do “pai” mas são mais pequenos, pudendo acompanhar as famílias que se mudavam para apartamentos e casas cada vez mais pequenas.

Temperamento

Apesar de aparentar um olhar triste, é um cão muito ativo pelo que tem grande necessidade de espaço para atividades físicas. É extremamente dócil e companheiro, característica de resto comum a quase todos os cães de caça, porque o apego ao dono é fundamental para um bom desempenho das suas funções. Muito alegre, meigo, faro muito apurado, forte dependência do dono, não aceita ficar sozinho muito tempo, determinado, obediente, afectuoso.

Ainda que a raça costume ser bastante amigável com estranhos, também é preciso estar atento a socialização do filhote para que ele, quando adulto, não se torne super protector dos donos, inclusive evitando que qualquer pessoa fora da família se aproxime, mostra ao mundo a sua felicidade através da cauda sempre vivaz e ativa.

Descrição

Bem proporcionado nos contornos, corpo bem balançado, compacto, com ar altivo e orgulhoso, movimento suaves, sem esforço. O crânio é largo, arredondado, com o focinho reto. Os olhos são bem separados pretos ou castanho escuros. As orelhas são longas e caídas. A cauda é cortada com tamnho de 1 a 1,5cm. Entre os spaniels é o mais alto e esbelto. É elegante também na movimentação. Alguns, quando trotam, parecem estar com as quatro patas no ar, passando a sensação de leveza. Uma curiosidade é que muitos Springers apoiam, do mesmo lado, o pé da frente e o de trás, ao andar devagar.

Tipo de Pêlo

Pêlo sedoso, liso ou relativamente ondulado, curto na cabeça e nas partes dianteiras das patas, e longo no corpo. Nas orelhas, peito, parte dianteira das patas e barriga é bem cheio, em forma de franjas. As cores são azul, preto, fígado com marcas brancas, ou branco com marcas pretas e fígado, além do tricolor.

Observações

Uma característica interessante é a sua forma de andar: apoia, do mesmo lado, o pé da frente e de trás, ao andar devagar.

Devido ao seu instinto de caçador e grande vivacidade e energia, deve ser ensinado desde cedo em termos de obediência.

A sua pelagem deve receber atenção redobrada, para que se mantenha limpa e saudável. A tosquia deve ser feita de 30 em 30 dias, dependendo do crescimento do pêlo do cão.

Tem uma expectativa de vida de 12 a 15 anos.

Um cuidado especial deve ser tomado com os filhotes para que eles não se tornem agressivos em função de sua tendência natural de possessividade com comida, brinquedos e lugares onde eles dormem. Também é comum ver estes cães mostrarem sinais de agressividade, como por exemplo rosnar, quando eles são acordados de forma abrupta ou quando são assustados ( cuidado com crianças pequenas que podem assustar seu cachorro sem querer). Felizmente estas características são facilmente remediáveis com a socialização bem cedo do filhote e com o treinamento básico de obediência.

Foi durante muito tempo conhecido como Norfolk Spaniel refletindo o seu condado de origem. Os “Spaniels” criados para levantar caça eram frequentemente conhecidos como “Springers” porque na verdade, eles saltavam de entre a vegetação, como se fossem verdadeiras molas!

Poodle

macho
24-02-2016
R$ 1,200.00



Login Facebook
Dúvidas, informações ou sugestões entre em contato pelo e-mail: bolsadefilhotes@webpeople.com.br
Desenvolvido por Web-People