Encontre Aqui o seu
Filhote


PARA CADASTRAR SEU
FILHOTE,BOTÃO ABAIXO.





Setter Gordon

atividade :

inteligencia :

curiosidade :

vocalizacao :

afetuosidade :

tamanho :

sociavel com criancas :


História

O Setter Gordon é um cão de linhagem antiga, cuja história não chegou até nós com grande exactidão, já que existem duas opiniões divergentes. A primeira, defende que este cão já existia no séc. XVII, mas só adquiriu visibilidade quando, no século seguinte, foi protegido pelo IV Duque Alexandre de Richmond e Gordon, na Escócia. A segunda teoria, considera que o Setter Gordon surgiu no final do séc. XIX, quando o IV Duque de Richmond e Gordon (1743-1827) cruzou um Bloodhound com uma Collie, que se dizia ter uma aptidão muito apurada para encontrar falcões. Assim nasceu aquele que viria a ser o único cão de tiro natural da Escócia.  Após a morte do IV Duque de Richmond e Gordon, a criação desta raça ficou sob a responsabilidade dos familiares daquele Duque. Há autores que afirmam que muitos foram vendidos e outras dados a amigos.

É sabido que o Setter Gordon só adquiriu aquele nome apenas em 1924, já que até lá o Kennel Club britânico apenas reconhecia três raças distintas de Setters: Inglês, Irlandês e Black and Tan Setter.

Em 1842, esta raça começou a ser importada para o s EUA por George Blunt e Daniel Webster, onde adquiriu considerável prestígio, apesar de não ser tão rápido e elegante como os demais Setters da sua família. No entanto, a sua inteligência e rapidez de aprendizagem proporcionou-lhe uma maior popularidade do que os Pointer, uma vez que não era necessário estar sempre a treiná-los. Eles demonstraram também ser mais resistentes a climas adversos.

Em 1859, participaram na primeira exposição canina do mundo, em Newcastle Town Hall, organizada por John Shothose e Wlliam Pape e ganharam o prémio do Setter. Em 1865, esta raça participa numa exposição na Austrália, apesar da classificação não ter sido a melhor, dada a excessiva existência de branco na sua pelagem. No entanto, a criação de Setters Gordon naquele país desenvolveu-se, e muitas das crias nascidas foram exportadas mais tarde para a Escócia.

Em 1889, foi registado o primeiro Gordon Setter no Kenel Club canadiano. Em 1891, foi fundado o Gordon Setter Club of America e, no ano seguinte, o Kennel Club americano reconheceu oficialmente esta estirpe.

Atualmente, esta raça goza de um considerável prestígio, existindo clubes que a protegem na Alemanha, Holanda, EUA, Austrália, Canadá, etc.

Descrição

Este elegante cão mede nas espáduas entre 60 e 70 cm nos machos e 57 e 65 cm nas fêmeas. O seu peso oscila entre os 25e os 36,3 Kg (machos) e entre os 20,2 e os 31,7 Kg (fêmeas).

A sua pelagem é curta e fina na cabeça, parte da frente das patas e na ponta das orelhas. No resto do corpo é e moderadamente comprida. As cores permitidas são o preto carvão com marcas fogo e desenhos pretos nos dedos.

A cabeça é profunda e o chanfro é bem definido. Os olhos são castanhos escuros e as orelhas são de tamanho médio, caídas para a frente. O pescoço é ligeiramente longo, sem papadas, e o peito é profundo. Os membros são fortes e largos, conferindo-lhe uma movimentação com boa propulsão. A cauda pode ser recta ou ligeiramente curvada e nunca é muito longa.

Temperamento

Este é um cão dotado para o trabalho, capaz de suportar temperaturas extremas sem perder a concentração e a dedicação com as quais desempenha as suas funções. Possui um excelente olfato e uma resistência física admirável. É ainda considerado muito inteligente e corajoso, pelo que é um talentoso cão de tiro, de apontar e de caça.

Em casa, é um animal alegre, mas atento a tudo o que o rodeia. É um cão afetuoso que protege a família com empenho, pelo que não tolera muito bem presenças estranhas. É leal, obediente e seguro para com as crianças. Durante o seu crescimento convém socializá-lo o mais possível e educá-lo, para que desenvolva todas as potencialidade que lhe estão inerentes.

Observações

O Setter Gordon tem uma esperança média de vida que oscila entre os 10 e os 12 anos. São considerados animais saudáveis mas existem registos de displasia da anca e problemas de visão (tais como atrofia progressiva da retina) e problemas gástricos, com os quais é preciso estar atento.

Estes cães necessitam de ser escovados semanalmente e deve-lhes ser aparado o pêlo nos pés.

O Gordon Setter não se adequa a espaços menos amplos. É um animal talhado para viver no campo, se possível fora de casa. Necessita de bastante exercício físico (entre 1 a 2 horas).

 

Poodle

macho
24-02-2016
R$ 1,200.00



Login Facebook
Dúvidas, informações ou sugestões entre em contato pelo e-mail: bolsadefilhotes@webpeople.com.br
Desenvolvido por Web-People